O clube sueco Munskänkarna é um dos maiores do mundo, com 24 mil membros. Anualmente, desde 1993, atribui o título “Wine Village of the Year” às melhores cidades ou regiões vinícolas a nível mundial. Até hoje, já distinguiu territórios de França, Alemanha, Itália, Áustria, Espanha e África do Sul. Em 2012, chegou a vez de Portugal, mais precisamente da região do Douro e do Porto, que empresta o nome ao vinho.

Clube Munskänkarna

O clube foi fundado em 1958 e distingue territórios associados à produção vinícola, organiza provas regulares e cursos em mais de 150 delegações, tanto na Suécia como no exterior, com o objectivo de disseminar conhecimento sobre o vinho. Na sua revista “Munskänken”, com oito edições anuais, são testados e apresentados todos os novos vinhos lançados no mercado sueco.

Com esta distinção, durante o ano de 2013, os sócios do Munskänkarna vão ser incentivados a viajar pelo Porto e pelo Douro e a aprofundarem o conhecimento sobre os vinhos destas regiões. Assim, em crise ou não, acredita-se que esta “conquista” contribuirá para promover não só os vinhos do Douro e do Porto, mas os vinhos portugueses em geral.

Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, disse à Lusa que esta é uma classificação que “enaltece os vinhos portugueses” e “promove a mais antiga região vinícola do mundo”. Constitui, portanto, “uma boa oportunidade para projectar os vinhos do Porto e do Douro em mercados internacionais, em particular no mercado sueco, numa altura em que a crescente orientação para o exterior se afirma a melhor estratégia a seguir pelos produtores nacionais”, acrescentou.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destacou o crescimento do vinho português no mercado sueco e garantiu que “os produtores nacionais têm sabido aproveitar as oportunidades que lhes têm sido proporcionadas nos mercados nórdicos”. Segundo a mesma linha, o empresário adiantou ainda que vai investir 200 mil euros neste mercado, já que “existe potencial de crescimento e fortalecimento da presença dos vinhos portugueses”.

O galardão é atribuído já no dia 6 de fevereiro, pelas 18h, no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Os membros da direção do clube estarão presentes, quer para degustar vinhos portugueses quer para contactar com produtores. No dia 8, iniciam uma viagem de dois dias pelo Douro vinhateiro para visitar várias quintas produtoras.