“É a tua vez de mudar o mundo”. A “Google Science Fair” já começou a aceitar candidaturas e já só restam, contando a partir de hoje, 89 dias para o fazer. Qualquer estudante de qualquer país pode concorrer online até dia 30 de abril, em 13 línguas diferentes – incluindo o português.

A empresa procura a “nova geração de cientistas e engenheiros”, entre os 13 e os 18 anos, que tenham ideias brilhantes para partilhar com o mundo. E, tendo em conta os projetos anteriores, a fasquia está elevada.

Edições Anteriores

winnerO ano passado a grande vencedora foi a jovem norte-americana Britanny Wenger, de apenas 17 anos, que desenvolveu um “cérebro” artificial capaz de detetar sinais de cancro da mama, permitindo um diagnóstico muito pouco invasivo. Em 2011, os projetos vencedores estiveram relacionados com o tratamento do cancro do ovário, a melhoria da qualidade do ar e o estudo de potenciais elementos cancerígenos na carne grelhada.

O “Grand Prize” para o projeto vencedor, tal como no ano passado, não deixa ninguém descontente: uma bolsa de 50 mil dólares, uma viagem às Ilhas Galápagos com a National Geographic, acesso digital – durante um ano – aos arquivos da Scientific American e a oportunidade de participar em várias experiências no European Organization for Nuclear Research (CERN), na própria Google e na Lego.

Mas este ano, nem só o jovem vencedor sai satisfeito da final, já que a Google quer premiar ainda a “ideia mais inspirada” – escolhida pelo público entre os 15 finalistas – e a escola do aluno vencedor, com uma oferta de 10 mil dólares para melhorias na sala de informática ou equipamentos para os laboratórios.

Em junho são conhecidos os 90 finalistas regionais. Posteriormente, os 15 melhores projetos serão convidados a participar na final, a decorrer na sede da Google, na Califórnia. O júri, composto por 15 especialistas internacionais nas áreas da ciência e da tecnologia, escolherá um vencedor de três categorias etárias (que também não ficarão desapontados com a montra de prémios): 13-14 anos, 15-16 anos e 17-18 anos. Destes, um deles será o vencedor do grande prémio final.

O vídeo de apresentação da “Google Science Fair” 2013: