O concurso chama-se “Prémio EM Curtas”, é promovido pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dirige-se a todos os estudantes inscritos nas escolas de cinema e audiovisuais do país, ou em cursos relacionados com as mesmas áreas. O desafio consiste na produção de uma curta-metragem, com o máximo de 10 minutos, que retrate a doença da esclerose múltipla.

O objetivo é divulgar e sensibilizar a sociedade para a doença, através de curtas-metragens “que possam documentar como é viver com esclerose múltipla, focando aspetos da patologia e transmitindo uma mensagem positiva de que é possível viver com esclerose múltipla, ultrapassando os constrangimentos e limitações da doença”, pode ler-se no regulamento [PDF] do concurso.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla afeta cerca de cinco mil portugueses. Em todo o mundo, são cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central, que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio.

As candidaturas (individuais ou de grupos de três pessoas, no máximo) podem ser feitas na página criada para o efeito, até 30 de abril. Esta data permite ao júri – composto por um representante do ICA, um representante do grupo farmacêutico Novartis, três representantes de três associações que lidam com a doença e pelo realizador Gonçalo Galvão Teles – ter o tempo necessário de avaliação dos trabalhos, para que, a 30 de maio, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla, sejam anunciados os vencedores.

Para que cada curta-metragem submetida veja as hipóteses de vencer aumentarem, o candidato deve dar especial atenção ao “conhecimento que o filme promove sobre a doença e o seu impacto nas esferas pessoal e social”, além de procurar utilizar “testemunhos reais de pessoas com Esclerose Múltipla” e ter “capacidade de sensibilizar e criar impacto na opinião pública, chamando a atenção para a doença”.

Os autores do filme que for considerado o melhor do “Prémio EM Curtas”, vão ter direito a uma recompensa de dois mil euros. No caso do segundo e terceiro classificados, os prémios são de 1000 e de 500 euros, respetivamente.