Os rebuçados Pez e, claro está, os dispensadores de bolso correspondentes, com as suas inúmeras versões, fazem parte da nostalgia de muitas pessoas. Por essa razão, o Hot Pop Factory, um estúdio de design do Canadá, quis fazer uma experiência fora do normal, quando um cliente pediu que fosse criado um presente de Natal, para cada um dos seus empregados, que recorresse à impressão a três dimensões (3D), uma técnica que o estúdio já vinha explorando.

Como se tratavam de prendas individuais, vieram à mente dos criativos do Hot Pop Factory os dispensadores dos famosos rebuçados austríacos. Tendo em conta que a lógica estética do instrumento em questão é apresentar cabeças de diferentes personagens, o conceito não podia ser mais adequado.

Para fazerem a modelação da cara de cada funcionário, os designers recorreram ao sensor de movimentos Kinect, da consola de videojogos Xbox (ver vídeo em baixo). O objetivo era que os funcionários não desconfiassem da surpresa e, para isso, a desculpa foi de que se tratava de um “projeto de investigação”. Todos concordaram.

Seguiu-se a parte de digitalização e limpeza dos rostos, conseguida através de programas como ReconstructMe e MeshMixer. No fim, cada modelo foi enviado para a impressora 3D do estúdio, que deu à luz 32 cabeças para dispensadores de Pez personalizados.