Johnny Marr tornou-se conhecido por ser o dono da guitarra dos The Smiths – que fundou em 1982, com Morrisey -, mas foi o inegável brilhantismo a fazê-lo que lhe perpetuou a fama.

Depois do fim do grupo – que lhe trouxe tantas alegrias como dissabores -, em 1987, passou por bandas como The The, Electronic, Modest Mouse e, mais recentemente, The Cribs. Pela revista Rolling Stone, foi considerado o 51.º , no top dos 100 melhores guitarrista do mundo. Já a famosa marca de guitarras, Guibson, atribuiu-lhe o 21.º lugar do top 50, à frente de nomes como Slash ou David Gilmour, e descreve-o como o “guru da guitarra” que inspirou uma grande geração de artistas, como Blur, Suede, Radiohead ou Oasis.

“Inception”

Em jeito de curiosidade, Marr foi ainda convidado especial para uma participação na banda sonora de “Inception”, o filme de Cristopher Nolan, protagonizado por Leonardo Di Caprio.

Em novembro do ano passado, como há muito se esperava, Marr anunciou que estava a preparar um álbum a solo, com lançamento previsto para 25 de fevereiro deste ano. E é precisamente o novo álbum, “The Messenger”, que o músico traz consigo para o espetáculo – que se adivinha inesquecível, como o artista – no Super Bock Super Rock, a 18 de julho.

A 19.ª edição do Super Bock Super Rock (SBSR) acontece de 18 a 20 de julho na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, e já conta com nomes como Queens of The Stone Age, Arctic Monkeys e The Killers. Os passes dos três dias – com campismo incluído – custam 80 euros, até ao dia de hoje, 31 de janeiro. Depois, sobem para os 90 euros.

“Upstarts”, o single de apresentação do novo álbum, “The Messenger”: