O café restaurante “A Brasileira”, um dos mais antigos da cidade, emprega quinze pessoas. Esta semana, foi encerrado sem aviso prévio. Em questão estará um pedido de retoma, por parte do banco BPI, que já mandara encerrar anteriormente o imóvel.

É que a situação já se arrasta desde 2008. Na altura, o banco BPI tentou que os arrendatários abandonassem o local, mas o café acabou por reabrir.

A Brasileira

O melhor café da cidade do Porto é n’ A Brasileira, lê-se no slogan. Este café, com mais de 100 anos, foi fundado por Adriano Teles, farmacêutico do Porto, a 4 de maio de 1903. É um dos mais emblemáticos da cidade e ocupa a 24.ª posição de “coisas a fazer na cidade do Porto” pelo Guia Lonely Planet.

O que aconteceu, é que a empresa António Costa, Lda. mostrou interesse em comprar o edifício, ainda em 2001, em hasta pública, ao banco BPI, mas acabou por não pagar o montante estipulado na escritura. O combinado era reabrir o café.

O tribunal considerou o negócio nulo e devolveu o imóvel ao BPI. Nessa altura, já a empresa tinha alugado o espaço e assinado contratos com os inquilinos que atualmente exploram o café “A Brasileira”. Uma situação que nunca se veio a resolver e que culminou agora neste encerramento inesperado, quase cinco anos depois.

Os funcionários, que também têm salários em atraso, dizem agora não saber o que fazer. Ao JN, um empregado que não se quis identificar, lembra que todos têm “família, filhos e uma série de situações para regularizar. Outro, pede que, aconteça o que acontecer, façam deles parte da solução. “Somos a imagem desta casa e nunca fomos causa de problemas”, sublinha. O responsável pela exploração do café diz não querer, para já, prestar declarações e diz ser apenas “o inquilino”.