Chamam-lhe o “Oscar” dos projetos da área do desenvolvimento regional e o júri da categoria “Crescimento Inteligente” dos prémios RegioStars 2013, o professor John Goddard, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e Günter Scheer, da consultora austríaca Associate of the Rainer & Scheer Business Consulting, fizeram questão de atribuí-lo ao UPTEC.

Foi esta quinta-feira, em Bruxelas, que o Parque de Ciência e Tecnologia da UP recebeu a distinção, que “destaca a valorização do conhecimento produzido pela Universidade do Porto, através da promoção do empreendedorismo tecnológico e da criação de centros de inovação de empresas nacionais e internacionais”, refere a organização.

Números do UPTEC

4 pólos
113 projetos de base tecnológica
10 centros de inovação
97 “startups” e “spin-offs”
6 empresas maduras
12 empresas graduadas
– Mais de 900 recursos humanos
17nacionalidades

Em tudo isto, o UPTEC superiorizou-se a outros cinco projetos europeus, provenientes da Áustria, Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido. “É um sinal de reconhecimento da aposta da região no desenvolvimento económico e na criação de emprego qualificado, traduzido pelos 143 projetos empresariais apoiados pelo UPTEC, desde 2007, assim como pelos mais de 900 empregos gerados”, disse Novais Barvosa, presidente do UPTEC, em reação ao prémio.

Clara Gonçalves, assessora executiva do UPTEC, apontou ao futuro, já que “ao apoiar a transferência de conhecimento e tecnologia eficaz entre a academia e as empresas, o UPTEC está em vias de se tornar um parque de ciência e tecnologia de nível mundial, potenciando a mudança e revitalizando a economia portuguesa”.

Vídeo de apresentação do UPTEC, em 2010: