O concurso de ideias chama-se “Inovar o Desporto em Guimarães” e o objetivo é o desenvolvimento de uma ideia, dentro do conceito “desporto para todos” e da área de “Formação e Qualificação”, que seja, acima de tudo, diferenciadora.

Esta ideia deve ser pensada e elaborada com um potencial transformador – deve contribur para a resolução de problemas reais e relevantes dos vimaranenses. Para além disso, é importante que seja mais um passo rumo ao empreendedorismo desportivo, já que a finalidade é “atrair mais pessoas” – sejam elas praticantes, treinadores ou dirigentes -, levando-as a praticar desporto “com maior frequência e fazendo com que se sintam envolvidas”.

Educação e Formação

A CED 2013 vai ainda apostar na formação. Um exemplo, a realizar em breve, é o “Fórum Treinadores de Futebol/Futsal”, promovido pela Associação Nacional de Treinadores. Acontece a 25 e 26 de fevereiro e tem confirmadas as presenças de Paulo Bento, Luiz Felipe Scolari e Rui Vitória. Para além disso, de modo a aprofundar a realidade desportiva da região – e a operar sobre ela – desenvolveu ainda parcerias com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

A iniciativa surge no âmbito de Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto (CED) e as candidaturas – feitas através do preenchimento de um formulário – devem ser feitas até às 18h do dia 17 de maio.

O vencedor terá acesso a um estágio profissional na Tempo Livre, em Guimarães, onde terá a oportunidade de implementar a proposta.

Este concurso, no entanto, é destinado apenas a licenciados em Ciências do Desporto que sejam residentes ou naturais do concelho de Guimarães e que se encontrem numa situação de desemprego ou que ainda não possuam vínculo contratual de trabalho.