Naruto, Bleach, Dragon Ball Kai e Death Note são alguns dos “animes” mais frequentes da televisão portuguesa. Uns transmitidos em japonês, outros dobrados em português. Este é só o primeiro sinal de que a cultura nipónica está a conquistar espaço no quotidiano dos portugueses.

Também nas livrarias os autores japoneses começam a ganhar destaque. Quem é que nunca ouviu falar de Haruki Murakami? E se há alguns anos atrás era difícil encontrar banda desenhada japonesa (mais conhecida por “manga”), agora são poucas as livrarias que não vendem este tipo de “livros”.

Nos últimos anos também tem existido uma maior aposta na organização de eventos relacionados com o culto do “anime” e do “manga”. Em outubro, decorreu a terceira edição do IBERANIME no Porto e há três anos que este evento decorre no nosso país: duas vezes por ano.

A influência dos anos 90

Não há dúvida de que o número de admiradores da cultura nipónica está a aumentar, mas já não é de agora. Foram muitos os portugueses da geração de 90 que cresceram a ver Dragon Ball, Pokémon ou Doraemon. E até a famosa Hello Kitty é japonesa.

O sítio onde se pode trocar uma “japonesice” por outra

No Porto, a Kuri Kuri alimenta a paixão destes aficionados. Os apaixonados pelo Japão podem trocar os livros de “manga” por um curso de sushi, ou até, para os mais habilidosos, trocar lições de “origami” por “sake”. A ideia da loja, na Rua do Rosário, é trocar produtos e serviços relacionados com o Japão por outros produtos e serviços também com caráter nipónico. Mas atenção: tudo tem de ser muito bem negociado com Ana Cancela, a proprietária.

Ana preconiza a troca direta como um “sistema ideal” numa sociedade perfeita. No entanto, tem noção de que não pode subsistir apenas com este tipo de trocas. “O meu senhorio não aceitava que eu lhe pagasse a ensinar ‘origami'”, brinca a proprietária da loja.

Por isso, no pequeno espaço, pode encontrar-se um pouco de tudo: alimentação, acessórios, roupas, papel de origami, livros, “sake”, bonecas, peças de cerâmica, gatos Maneki Neko e muitas outras coisas, todas relacionadas com a terra do sol nascente.

A Kuri Kuri foi inaugurada em 2008, está aberta de terça a sábado, a partir das 13h, e já é uma referência para os fãs da cultura nipónica. Ana Cancela é apaixonada pelo Japão “desde pequenina” e foi depois de uma viagem ao país, em 2005, que decidiu criar a loja.