Quantas vezes um projeto de investigação termina com uma descoberta única, uma ideia inovadora ou até um produto fora do normal? Muitas. Em alguns casos, o resultado de uma investigação dá origem a um projeto empresarial. Para os investigadores, que provavelmente sabem muito pouco do mundo real dos negócios, é complicado atrair investidores ou até mesmo valorizar as suas próprias competências científicas, junto de potenciais empregadores.

Para ajudar os mais inexperientes nestas questões, nada melhor que um “Workshop de Valorização do Conhecimento”, que começa a 13 de fevereiro na reitoria da Universidade do Porto (UP). Esta iniciativa, como não podia deixar de ser, surge no âmbito de um dos maiores pontos de encontro entre investigadores: o Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto (IJUP’13), que comemora este ano a 6.ª edição.

Intervenções

Entre os “formadores, estão Luís Reis, Chief Corporate Centre Officer da Sonae; Clara Gonçalves, assessora executiva do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e Maria Oliveira, coordenadora da UPIN | Universidade do Porto Inovação.

“Convençam-me da vossa ciência!” é o mote da intervenção com que o primeiro, o gestor Luís Reis, desafiará os participantes a explicarem o que os diferencia, precisamente para depois dar algumas dicas sobre como explicar o valor desse conhecimento a potenciais empregadores. Já os discursos de Clara Gonçalves e Maria Oliveira vão contribuir para uma inserção mais eficaz dos jovens no mercado de trabalho, por via da promoção da atitude empreendedora.

Este workshop está aberto à participação de toda a comunidade, mas é dirigido especialmente aos participantes no IJUP. Dividido em três pequenas sessões, das 10h30 às 11h30, acontecerá nos três dias em que também acontece o evento: de 13 a 15 de fevereiro.

Neste Encontro de Jovens Investigadores juntam-se anualmente centenas de estudantes da universidade, provenientes de todas as áreas do conhecimento, para apresentar e discutir os resultados dos trabalhos de investigação em que colaboraram ao longo do último ano.