Quem, este ano, não tiver a quem segredar palavras de amor, por altura do Dia dos Namorados, não precisa de ficar triste. Esta quinta-feira (14 de fevereiro), a Irmandade dos Clérigos, com o apoio da Câmara do Porto, vai promover, na Torre dos Clérigos, uma performance no âmbito do dia mais apaixonante do ano, mas, sobretudo, das comemorações dos 250 anos do monumento.

Assim, na zona junto à torre, quem passar, vai poder escrever e ler, em “origamis” e “post-its”, mensagens de amor, e, também, ouvir palavras amorosas sussuradas ao ouvido por vários “performers”.

Performance

Performers: Ana Melo; Rosário Costa; Sara Hasenbrink; Patricia Afonso; Paulina Almeida; Casilda Madrazo
Instalação: Yuga Hatta; Patricia Pedro Afonso
Direção Artística: Paulina Almeida

Mas o ponto alto da iniciativa, em todos os sentidos, vai acontecer em três momentos: às 12h, 15h e 17h. Será nesses períodos que, do cimo da Torre dos Clérigos, vai ser desenrolada uma mensagem de amor gigante, por uma bailarina em rapel acrobático. Através de fitas que vão tocar a praça em baixo, todas as pessoas poderão ligar-se simbolicamente à torre.

O objetivo desta performance é que se estabeleça uma ligação sentimental entre os habitantes da cidade, a própria cidade e a Torre dos Clérigos, naquilo que se pretende que seja um elogio ao amor. Junto aos sinos da torre, vai estar uma boneca de trapos, com um coração nas mãos, como que à espera do seu amor.