A competição começa no dia 14 de fevereiro às 20h, com a cerimónia de abertura, segue-se os torneios, dia 15 e 16, sempre às 21h. No último dia, as atividades começam mais cedo, às 16 horas. Basicamente, vão ser “quatro dias de boxe em Portugal”, “uma coisa que nunca aconteceu” antes aqui, garante Pedro Barbosa, um dos responsáveis da equipa portuense “BB Team Fluvial“, que está por detrás da organização do Torneio de Boxe Olímpico Cidade do Porto.

Com o sócio, Sandro Borges, Pedro diz estar “habituado a organizar galas”, mas isso é “coisa de um dia”. Como o compromisso era marcar a diferença, a dupla de treinadores quis sonhar mais alto. Inicialmente, graças aos contactos que tinham noutros países, pensaram em organizar apenas um “Portugal vs Itália” mas a proximidade de outros países fez com que o passo seguinte fosse “convidar uma equipa de Espanha”, até culminar com um “convite para várias seleções da Europa”.

A Equipa Portuguesa

A equipa portuguesa será representada por Pedro Matos (56 Kg, Lisboa Futebol Clube), Telmo Lopes (60 Kg, Boavista Futebol Clube), José Sousa (64 Kg, BB Team Fluvial), Ricardo Maganinho (69 Kg, Futebol Clube do Porto), Fábio Costa (75kg, Don Kingell), Tiago Prata (81 Kg, Futebol Clube do Porto) e António Sousa (91 Kg, Vitória de Guimarães). Na categoria dos 60 Kg Feminino, contrariamente ao que tinha sido anunciado, a atleta Juliana Rocha do Futebol Clube do Porto não vai combater, sendo substituída pela atleta Ana Azevedo da Academia SMD.

Começou a procura pelos patrocínios e Pedro Barbosa garante que “a nível associativo e federativo as portas foram totalmente abertas”, e ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Porto Lazer. Para além da proposta ter sido bem recebida, querem agora que o retorno seja também o que esperam, já que contam com cerca de 3500 pessoas – no mínimo.

Este número, no mundo do Boxe, “é muito bom”, por causa da situação que a modalidade atravessa. “Estamos muito atrasados em relação aos outros países” e “neste momento não existe uma seleção em Portugal”. Está suspensa desde 2009. Assim, a equipa que vai representar Portugal não é a Seleção mas uma equipa escolhida pela organização, com atletas de vários clubes nacionais. “Escolhemos uma equipa que achamos que vai representar bem as cores de Portugal”, garantem.

Para além de promover o boxe e a cidade, o evento servirá ainda para homenagear uma série de pugilistas profissionais. O bilhete diário para o evento custa 10 euros e o bilhete para os quatro dias, 20 euros.

A BB Team nasceu para ser “a melhor escola de boxe do país”

A BB Team, organizadora do torneio, começou precisamente com a dupla Pedro e Sandro. Conheceram-se por acaso, há seis anos atrás, porque frequentavam o mesmo ginásio. Foi quando Sandro aceitou o convite de Pedro para experimentar uma aula de boxe, que o treinador percebeu que o novo aluno tinha uma prótese na perna. A empatia foi instantânea e os treinos passaram a ser diários.”Era uma mais valia para mim aplicar certos tipos de treino no Sandro, pois se ele conseguia os outros tinham de conseguir”, conta Pedro.

Foi em 2011, três anos depois de Pedro Barbosa ter sido treinador adjunto do Boavista, que optou por se lançar sozinho numa equipa. Depois do elo forte de amizade que havia criado com Sandro, Pedro convidou-o para se juntar ao desafio. O convite foi aceite, com a condição de que o projeto teria de ser diferente de tudo o que conheciam. Por isso, com equipa, nasceu o lema: “Mais, melhor e diferente”.

Mas o sonho de Pedro e Sandro teve de ultrapassar alguns obstáculos. Embora a sala de treinos em que hoje trabalham tenha 400 m2, no Fluvial do Porto, o plano não era esse. “Quando viemos para aqui, a ideia era abrir um ginásiozinho pequenino que desse para nós darmos uns treinitos”. A visita ao espaço, no entanto, fez crescer a ambição da equipa.

Assim, como diz Pedro, optaram por “montar a melhor escola de boxe do país”. Foi necessária “uma dedicação muito grande” mas, hoje em dia, podem dizer: “Somos a escola com mais miúdos“. A BB Team conta já com 110 alunos inscritos, entre os quais 15 atletas de competição.