Gary Clark Jr. começou a tocar guitarra aos 12 anos. Enquanto músico, diz-se influenciado por várias bandas e diversos estilos, mas aos 28 anos, é ele quem agora se tornou uma influência. O prodígio do “Texas Blues”, “Rock Blues”, seja qual for a catalogação que atribuam à sua música, já partilhou o palco com grandes artistas da música internacional – como Eric Clapton, ZZ Top, Alicia Keys, John Mayer ou Dave Matthews Band – e é comparado a Jimmy Hendrix ou Stevie Ray Vaughan.

Cartaz SBSR’ 2013

18 de julho
– Johnny Marr
– Azealia Banks
– Arctic Monkeys
– Efterklang (Palco EDP)
– TOY (Palco EDP)
– Owen Pallet (Palco EDP)

19 de julho
– Tomahawk
– The Killers
– Manuel Fúria (Palco EDP)

20 de julho
– Queens of the Stone Age
– Gary Clark Jr.

No palco do Super Bock Super Rock (SBSR) a 20 de julho, Gary Clark apresenta o novo e primeiro álbum “Blak and Blu”. Lançado em outubro do ano passado, conquistou o 27.º lugar no Top 50 dos melhores álbuns do ano, pela Rolling Stone.

Esta é a estreia absoluta de Gary em Portugal e promete ser um espetáculo em tanto. Como sublinha em “Bright Lights”, um dos singles do novo álbum: “You gonna know my name by the end of the night” (“No fim da noite, saberão o meu nome”).

Com duas coisas em comum com Gary – o primeiro e mais recente ábum lançado no ano passado e a atuação no SBSR – as Anarchicks também vão marcar presença no festival. A representar a qualidade do rock nacional, as quatro miúdas que não dão satisfações a ninguém e odeiam ser rotuladas apresentam o – ainda a cheirar a novo – “Really?!”.

Deixando os rótulos de lado, a música de Anarchicks tem punk, rock eletrónica, e às vezes até funk – o que não falta nunca é uma potência constante que impregna batidas e acordes.
Priscila – ou Pris -, Ana, Helena e Catarina uniram-se para criar uma revolução sem preconceitos e é precisamente disso que os festivaleiros ficarão à espera, entre a poeira do SBSR.

Depois daquilo que talvez se possa chamar de blues e punk rock, o indie sossegadinho e discreto – mas sublime – de Owen Pallet, outro nome confirmado para o festival. O canadiano, responsável pelos incríveis arranjos de violino dos Arcade Fire (ainda que as colaborações com outras bandas não fiquem por aqui), atua no palco EDP a dia 18 de julho e promete um espetáculo tranquilo mas inesquecível. Consigo, traz “In Conflict”, prometido para a primavera de 2013: o novo e – na prática – quarto álbum.

O festival decorre entre 18 e 20 de julho, na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, Sesimbra. O passe de 3 dias custa 80 euros (o fã pack FNAC ainda está nos 80) e o bilhete diário, 48 euros.

Bright Lights, de Gary Clark Jr: