Depois de uma reunião com a Junta Metropolitana do Porto, que contou com o presidente Rui Rio, Alberto da Ponte deixou clara a intenção de transferir a produção de todos os conteúdos da RTP2 para os estúdios no Monte da Virgem. O Centro de Produção do Norte (CPN) deverá ter em conta os objetivos do Serviço Público e privilegiar a produção de conteúdos nacionais através de uma abordagem criativa.

Com a transferência, um “novo conceito”

De acordo com a Lusa, a transferência do segundo canal para o Norte é acompanhada por um novo conceito da RTP que pretende juntar as três plataformas de comunicação rádio, televisão e web. Nesta perspetiva, António Luis Marinho, diretor geral de conteúdos da RTP, diz que o que se está a construir “na RTP é uma ampla plataforma de conteúdos” que será para “desenvolver cada vez mais”. Acrescentou ainda que a RTP2 é “uma televisão que junta uma série de públicos diferentes e que complementa o canal 1”.

O plano é que os estúdios do Norte se ocupem gradualmente da produção dos programas da RTP2. Racionalizar a produção dos conteúdos para que sejam aproveitados todos os recursos internos do canal, nomeadamente os seus equipamentos, estúdios e funcionários, é um, dos objetivos.

O que falta decidir

No que diz respeito aos funcionários da RTP, Alberto da Ponte ainda não consegue dar uma resposta concreta. Só se poderá falar de despedimentos e rescisões de contratos por mútuo acordo no final do mês, depois da reunião com as organizações representantes dos trabalhadores.

Outra questão levantada pela mudança da RTP2 diz respeito à direção do canal. Em resposta a Rui Rio, Alberto da Ponte ofereceu-se para viajar ao Porto de seis em seis meses para monitorizar a produção de conteúdos. A mudança da direção de Lisboa para o Porto está ainda em aberto. O presidente do conselho de administração da RTP sublinha que o importante agora é a produção dos programas da RTP2.

Embora o Centro de Produção do Norte ainda não tenha definido um orçamento, a RTP2 usufrui de uma verba que vai até aos 22 milhões de euros. Alberto da Ponte disse que, para já, o orçamento é suficiente para a RTP2, mesmo que seja menor do que o de 2012.

Fonte oficial da RTP garantiu ao JPN que o assunto receberia desenvolvimentos durante os próximos dois dias.