Este, que é um dos setores com maior potencial de crescimento económio em Portugal, é também um dos mais envelhecidos. Tendência que a Universidade do Porto contraria ao lançar o debate entre a comunidade académica. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e o Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN) estão à frente da iniciativa.

Novo pólo UPTEC

Para além da conferência, num momento em que a aposta económica na agricultura está na ordem do dia, a Universidade do Porto perspetiva ainda a criação de um novo pólo do UPTEC. Este novo centro, dedicado à criação de empresas agropecuárias, deverá ficar sediada em Vairão, gerando um pólo único em Portugal voltado para o ensino, investigação e inovação no campo das ciências agrárias.

Para além de jovens estudantes, a conferência convida à discussão empresários, produtores e agentes com responsabilidades políticas na região e no país. Este diálogo multidisciplinar conta ainda com a participação de convidados holandeses, que prometem dar a conhecer as melhores práticas internacionais de modernização e valorização económica da agricultura.

A conferência vai ser dividida em três partes: a primeira dedicada ao diagnóstico do estado atual da agricultura no Norte de Portugal e ao papel do setor no desenvolvimento da região. A segunda, segue com apresentação de dois projetos holandeses, exemplos de sucesso na aplicação da investigação científica à agricultura: o Wageningen UR Greenhouse Horticulture, da Wageningen University, e o GreenQ. A intervenção de encerramento, pelas 12h30, fica a cargo de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.