O professor vai apresentar seis projetos da sua autoria, entre os quais o elevador dos Guindais, na Ribeira portuense (1999), a residência de estudantes da Universidade de Aveiro (1998) e o projeto da Escola de Gestão da Universidade do Porto (2011).

Aquando da participação na Bienal, o arquiteto vai integrar uma mesa redonda com outros profissionais de renome na área como o espanhol Alberto Campo Baeza, o italiano Sandro Raffone e o francês Rudy Riccioti.

Adalberto Dias, que trabalhou como colaborador de Siza Vieira nos anos 70, é considerado uma das principais personalidades da arquitetura portuguesa dos últimos anos. Para o professor, a arquitetura nacional teve e tem grandes influências da cultura mediterrânea.