Criado pelos instrutores de desenvolvimento Noberto, Susana, Paco e Milan, o Follow Us, Follow Life surgiu depois de uma formação em Inglaterra. Em conversa, os quatro amigos de diferentes nacionalidades descobriram que partilham a mesma “paixão por África”.

Segundo Norberto Pinto, o plano é partir de Málaga, fazer a travessia em Marrocos e percorrer toda a costa oeste. A primeira paragem será na Mauritânia, com o apoio da Caritas Mauritania. Segue-se o Uganda, Quénia, Tanzânia – com a ajuda do projeto Maasai Joy Children’s Centre – e Maputo, onde o grupo de voluntários está ainda em conversações com possíveis parceiros.

No entanto, caso não consigam apoios para Maputo, Norberto, Susana, Paco e Milan esperam contar com a colaboração das comunidades locais para poderem instalar-se na cidade e dar continuidade à aventura.

A viagem começa em maio e tem prevista a duração de “aproximadamente nove meses”. Por enquanto, os voluntários estão a estabelecer contatos com entidades e empresas portuguesas que possam patrocinar os produtos que vão ser distribuídos no continente africano.

Angariação de fundos

Para angariar fundos, o Follow Us, Follow Life criou plataformas de apoio que consistem na criação de três packs distintos com diferentes preços fixos.

Para ajudar nos custos relacionados com a alimentação, é possível contribuir-se com 50 euros para o “pack food”. Por 100 euros pode-se ajudar com as despesas com o combustível para a viagem (o “pack fuel”). O terceiro pacote consiste numa ajuda monetária do valor de 200 euros e irá reverter a favor dos vistos necessários à entrada nas cerca de 20 fronteiras que os voluntários irão cruzar. Ainda assim, de acordo com Norberto, estes custos com as fronteiras (“pack border”) serão mesmo os mais difíceis de suportar.