A 31 de janeiro, bastou um pequeno vídeo de 45 segundos para levantar a questão sobre se a PlayStation 4 (PS4) poderá ser apresentada esta quarta-feira. O convite feito pela Sony desafia os jogadores a “ver o futuro”, no dia 20 de fevereiro.

No dia seguinte, o Wall Street Journal confirmava que a nova consola da empresa japonesa iria mesmo ser apresentada na data suspeita, mas ainda não há certezas. A verdade é que, ao longo de fevereiro, mais novidades sobre a PS4 foram sendo reveladas.

Na semana passada, a Sony lançou uma série de vídeos que relembram a evolução das suas três consolas e, ontem, o WSJ escreveu sobre a capacidade de ser possível jogar títulos da PS3 numa “nuvem” através da Internet e a possibilidade da PS4 ser comercializada a um valor que ronda os 400 dólares. Outra questão especulada é o comando da consola, que se prevê tátil e cujas imagens começaram a circular na internet.

Contudo, e apesar de quaisquer especulações, é nesta quarta-feira que todas as dúvidas poderão, ou não, ser reveladas. A Sony disponibilizou um endereço para quem quiser seguir o PlayStation Meeting 2013.

Um sucesso que dura desde 1994

A PlayStation, e suas descentes, foram produzidas pela Sony Computer Entertainment, fundada em 1993. A consola original, de 1994, marcou o final dos jogos em cartuchos e a ascensão do formato CD (DVD, na sua sucessora, e Blu-ray, na PS3), bem como o fim do domínio da Sega e da Nintendo no mundo dos videojogos.

Os equipamentos PS2, lançados em 2000, terminaram a sua produção apenas este ano e tiveram um total de 10.828 títulos produzidos para a plataforma. É a consola mais vendida de sempre.

A PlayStation 3 entrou no mercado em 2006/2007. Nesta altura, competição era alta (Wii e Xbox 360 já estavam a ser comercializadas) e o preço de venda elevado, pelo que os momentos iniciais da consola não foram os melhores. No entanto, estima-se que tenham sido vendidas cerca de 77 milhões de consolas até janeiro de 2013.