O concurso municipal de ideias “Cá fora” pretende desenvolver Aveiro e criar condições para o bem estar e qualidade de vida da população. Desta vez, aliado ao projeto RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Promoção da Acessibilidade), o concurso quer incentivar novos projetos culturais que dinamizem o município e aposta no slogan “Aveiro é teu!” para apelar à participação de todos.

Catarina Almeida, da Divisão de Ação Cultural da Câmara Municipal de Cultural de Aveiro, diz que as ideias das edições anteriores trouxeram projetos como as “Passe(a)deiras do arquiteto Gustavo Ramos, assim como outros projetos inovadores, mas espera que este ano seja melhor.

O concurso encontra-se aberto a toda a população e é possível concorrer individualmente ou em grupo. Os projetos e ideias podem abranger diversas áreas desde que privilegiem os elementos tradicionais caraterísticos de Aveiro e tenham uma abordagem inovadora e contemporânea.

Pode não haver concretização, mas há prémios

Apesar da Câmara Municipal se reservar ao direito de não executar as ideias vencedoras, o júri composto por cinco elementos atribui prémio às três melhores ideias. O primeiro prémio receberá a quantia de 500 euros e aos segundo e terceiro classificados serão atribuídos um livre trânsito de um ano para o Teatro Aveirense e um cheque prenda livros, respetivamente.

A Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte apoia pela primeira vez a iniciativa e vai integrar o júri desta edição, fazendo-se representar pelo Presidente do Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro, arquiteto Bruno Marques. “Não sendo um projecto exclusivamente dirigido a arquitetos, tem implícito o envolvimento e sensibilização da sociedade civil para as formas de apropriação dos espaços públicos que vivenciamos, motivando o surgimento de novas ideias de animação desses mesmos espaços”, realça a OASRN.

O prazo de apresentação das propostas termina a 21 de março, data em que será posta em prática a ideia do prémio vencedor da edição de 2012.