Em setembro do ano passado, o “Startup Internship” abriu as suas portas pela primeira vez a jovens estudantes com vontade de aplicar tudo aquilo que aprenderam nas salas de aula. Empresas incubadas do Parque Tecnológico da Universidade do Porto (UPTEC) ofereceram mais de 30 vagas a alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Esta segunda edição tem início marcado para dia 11 de março e vai prolongar-se até 3 de maio. Os estágios do programa ocupam entre 6 a 20 horas por semana, durante um período de dois meses. Para conseguirem um estágio, os estudantes da FEP e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto podem candidatar-se até ao dia 20 de fevereiro.

Balanço da 1.ª edição

O objetivo do programa é complementar a formação académica dos estudantes com uma experiência profissional e não encontrar emprego para os participantes, já que muitos deles ainda não terminaram os seus estudos. Porém, a UPTEC disse ao JPN que 10% dos estudantes que participaram na primeira edição foram contratados para trabalhos em part-time.

Na próxima quinta-feira vai decorrer um evento de recrutamento no Salão Nobre da FEP onde cada empresa apresentará os seus projetos e o número de vagas. Como ainda estão a ser recebidas candidaturas de empresas, a UPTEC ainda não consegue dar um número certo das vagas que vão abrir nesta edição. Até ao momento já foram recebidas mais de 40 propostas e espera-se que mais de 10 empresas abram vagas para estudantes da FEUP.

A primeira edição do “Startup Internship” funcionou como uma primeira experiência e contou apenas com a participação da Faculdade de Economia. Depois de se ter provado um sucesso, a UPTEC já alargou o programa para a FEUP e espera conseguir contar com a participação da Faculdade de Belas Artes e a Faculdade de Letras em edições futuras.