O Cloogy é um sistema desenvolvido por uma empresa de Coimbra e que permite monitorizar e controlar os consumos de eletricidade ao longo do dia.

A Intelligent Sensing Anywhere (ISA), empresa sediada em Coimbra, entrou no mercado do consumo energético ao lançar o Cloogy. Com um nome que resulta da junção, em inglês, das palavras “trevo” e “energia”, o Cloogy é um sistema que permite monitorizar o consumo de energia.

O sistema é composto por três partes: primeiro, uma pinça amperimétrica que é acoplado ao quadro elétrico; um segundo módulo que é conectado ao router de casa; e a terceira e última parte é uma tomada inteligente que permite apurar consumos e ligar e desligar remotamente dispositivos que aí estejam conectados.

No entanto, desenganem-se aqueles que pensam que o Cloogy realmente diminui o consumo de energia. A mudança terá de vir da alteração dos hábitos de consumo das pessoas que, através dos valores apresentados pelo sistema, podem tomar decisões para controlar os seus consumos.

Os dados recolhidos pelo Cloogy são processados e depois encaminhados para uma interface na Web. Assim, o utilizador pode acompanhar os seus consumos e até compará-los com resultados anteriores.

Até dezembro do ano passado, já mais de mil casas contavam com o sistema, que está disponível em quatro modalidades e cujo preço varia entre os 199 e os 710 euros, consoante a sofisticação dos equipamentos incluídos.

Notícia atualizada às 14h06 de 22 de fevereiro de 2013 (o preço mínimo do equipamento foi alterado)