O Mundial de 2014 vai usar duas tecnologias novas para o mundo do futebol [ver caixa]. A decisão foi anunciada ontem, na sede da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA), em Zurique, depois de ter sido avaliado positivamente o desempenho das tecnologias durante o Mundial dos Clubes do Japão, em dezembro.

As novas tecnologias

Hawk-Eye – Seis câmaras colocadas por baliza reagem a alta velocidade para registar os movimentos da bola. O árbitro recebe um sinal em menos de um segundo e o público tem a hipótese de ver as imagens da marcação.

GoalRef – É utilizado um campo magnético e uma bola com um microship. Sempre que a bola passa a linha de baliza, o árbitro recebe um sinal num dispositivo semelhante a um relógio de pulso.

Este tipo de tecnologias tem sido alvo de debate desde o mundial de 2010, em África do Sul, principalmente entre os adeptos. A ideia é que não aconteçam erros de arbitragem que resultem em classificações injustas. A decisão da FIFA em investir neste tipo de tecnologias promete marcar a arbitragem no mundo do futebol.

Um dos sistemas é o Hawk-Eye, conhecido já no mundo do ténis, do snooker e do cricket. O outro é o GoalRef, uma tecnologia desenvolvida pelo instituto alemão Fraunhofer.