A música “Grândola Vila Morena” parece perseguir os membros do Governo. Depois de ter sido entoada na Assembleia da República e em duas conferências com a presença do ministro Miguel Relvas, foi agora direcionada a Paulo Macedo.

O ministro da Saúde esteve presente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para um debate-conferência acerca do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e os seus meios de financiamento após 2014. No entanto, quando ia discursar, foi interrompido por um pequeno grupo de manifestantes que cantaram a música de Zeca Afonso e entoaram vários protestos.

Vários cidadãos gritaram “Fora, Fora, Fora daqui, a Fome, a Miséria e o FMI”. Para além disso, criticaram a qualidade dos serviços de sáude, o custo dos cuidados de saúde e da medicação e a existência de taxas moderadoras. Afirmam que o “serviço de saúde piora enquanto os impostos aumentam e há pessoas sem dinheiro a ir ao hospital e pagar os medicamentos”.

Entre as palavras de indignação, Vitor Monteiro, desempregado do setor de hotelaria, acusou o ministro de estar “a assassinar os portugueses”. Durante os protestos, Paulo Macedo manteve-se atento mas não reagiu. No final da manifestação retomou o discurso.

Os manifestantes saíram depois de livre vontade e fora da conferência foram identificados pela polícia. Esta foi mais uma manifestação por parte do movimento “que se lixe a Troika”, que promete continuar. Francisco Magalhães, jurista desempregado e membro do movimento afirma que o objetivo é “a demissão do governo e a saída da Troika do nosso país”.