Ultrapassar um camião vai deixar de ser uma dor de cabeça graças ao projeto Drive-In, que permite ver além do veículo que segue em frente. O sistema consiste numa câmara instalada no veículo longo cuja imagem é projetada no automóvel que segue atrás, através de um ecrã transparente. O condutor, com a imagem à sua frente, pode assim perceber se é ou não seguro ultrapassar o camião.

Esta tecnologia permite ainda a comunicação de travagens inesperadas. Quando um veículo é forçado a travar repentinamente, é emitida uma mensagem, de forma automática, para o veículo que segue atrás e que pode assim evitar uma travagem brusca, bem como um possível acidente.

Taxilink – Chamar o táxi pelo iPhone ou Android

A aplicação é gratuita e permite detectar, através de GPS, onde está o táxi mais próximo. É também possível aplicar filtros que permitem descobrir táxis com transporte de animais, multibanco e até com um motorista que fale línguas estrangeiras. Para já, está disponível no Porto, Loures, Odivelas e Póvoa do Varzim.

O sistema está para já a ser testado em 450 táxis da cidade do Porto, através de uma caixa digital sem fios e mostra que é igualmente possível obter informações de trânsito. Pelo mapa, o taxista não só consegue localizar outros táxis e a que distância se encontram, como também perceber onde estão potenciais clientes.

O Projeto Drive-In é resultado de uma investigação de três anos, levada a cabo por investigadores das Universidades do Porto, Aveiro e Carnegie Mellon, e teve um investimento de 900 mil euros. A comunicação é possível até uma distância de 500 metros e a uma velocidade de 10 milésimos de segundo.