O aumento do consumo médio, em 10%, dos turistas que visitam o Norte do Portugal é a principal conclusão do estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT). Segundo o mesmo estudo, os estrangeiros que visitam o região gastam, em média, 693 euros.

No entanto, os comerciantes da Baixa portuense afirmam não registar aumentos no consumo dos turistas. Em lojas de “souvenirs”, as peças mais procuradas são as mais baratas. Conceição Arosa trabalha na loja “Artesanato dos Clérigos” há mais de 30 anos e explica que os turistas cada vez gastam menos dinheiro em lembranças. Apesar disso, “notou-se algum aumento no número de turistas, principalmente devido aos cruzeiros que trazem turistas ao Porto”, diz.

No setor dos vinhos a situação é idêntica. José Manuel, funcionário da garrafeira “Cleriporto” concorda que os turistas consomem produtos cada vez mais baratos. Vitor Rio, funcionário da “YellowBus” afirma que o “negócio manteve-se idêntico ao longo dos anos, apesar do aumento do número de turistas na cidade”.

E apesar do aumento no consumo, os serviços low cost mantêm grande parte da quota de mercado. A Ryanair é a companhia aérea escolhida por 72,7% dos turistas e o número de hostels tem aumentado na cidade. Segundo o mesmo estudo, 75% dos turistas vêm à região para gozar férias. Franceses e Espanhois constituem a maioria dos visitantes do Norte do País