Pela primeira vez, o artista brasileiro Rodrigo Matheus vai expor, a título individual, em Portugal. A partir desta sexta-feira, a cidade do Porto recebe a obra do criador são paulista na Galeria Artes, numa exposição que se deverá prolongar até abril.

Rodrigo dedica-se, sobretudo, à reutilização de materiais e objetos comuns encontrados em espaços burocráticos e corporativos, como empresas, conferindo-lhes novos significados e funções. A finalidade é investigar a representação na arte e questionar a sua relação com a natureza e envolvente, bem como com o design industrial.

O conjunto de trabalhos que apresentará no ARTES, sob o desígnio “Colisão de Sonhos Reais em Universos Paralelos”, tem por base a arquitetura da própria galeria e explora a relação e a permuta entre os espaços, interno e externo.

A obra relaciona-se com o conceito “espaço de transição”, através da teoria dos universos paralelos, na qual os padrões se repetem sem fim ao longo do espaço e do tempo, e, ainda, com a teoria dos clones cósmicos que defende que, em cada universo possível, um objeto só pode ser visto num lugar.