As audições nacionais para a OJUE, organizadas pela Direção Geral das Artes (DGArtes), têm vindo a decorrer desde o início do ano e dirigem-se a jovens entre os 14 e os 24 anos. No próximo domingo, os 31 músicos até agora selecionados serão avaliados por um representante desta entidade europeia.

Dulce Brito, da DGArtes, disse ao JPN que não há um limite para cada um dos 28 estados membros, mas o número de portugueses selecionados depende de fatores como a qualidade dos jovens dos restantes países e o tipo de instrumento intepretado. Apesar disso, as expectativas mantêm-se elevadas.

Deste grupo de jovens músicos, cinco já faziam parte da OJUE mas a continuidade na orquestra é, anualmente, defendida perante um juri. A seleção nacional é feita através de um painel de jurados “designado pela DGArtes, do qual fazem parte um membro desta direção, o maestro Pires Azevedo, e dois elementos que já integraram a orquestra – um especialista em sopros (trompetista) e um especialista em cordas (violinista)”, explica.

Sobre a OJUE

A OJUE foi fundada em 1976, no Reino Unido, com o intuito de reunir jovens talentos da União Europeia. Todos os anos, em cada um dos estados membros, realizam-se audições para selecionar um total de 140 jovens músicos. O programa de formação é composto por cursos de duas semanas, ensaios com professores de orquestras e conservatórios europeus, e uma digressão com cerca de dez concertos.

Os jovens portuguses que, no próximo Domingo, saírem vitoriosos do Conservatório de Música do Porto, poderão integrar a orquestra como membro, como reserva ou ingressar na escola de verão.

Nos últimos anos a participação de músicos portugueses na OJUE tem vindo a crescer, “reflexo da melhoria do nosso ensino a nivel artístico”, como refere Dulce Brito. Além da aprendizagem com professores e maestros reconhecidos, os jovens selecionados vão ter a oportunidade de pisar alguns dos palcos mais conceituados da Europa e usufruir de viagens e estadias gratuitas em algumas cidades europeias. “É por isso, também, que há tantos candidatos a concorrer”, conclui.