“É um seminário muito interessante, com oradores de todo o mundo. Há uma perspetiva antropológica, cultural, social e psicológica. É um contributo importante para quem estiver interessado na temática da comunicação”, garante Gouveia Santos, um dos responsáveis pela conferência.

“Aprofundar e confrontar conhecimentos sobre a importância, as dimensões e a utilidade da comunicação” são os principais objetivos deste seminário, que acontece esta segunda-feira, 22 de fevereiro, e está inserido no âmbito da exposição “Comunicar“, uma exposição permanente que pode ser visitada nos próximos 10 anos, no Museu dos Transportes e Comunicações.

“Aqueles que puderem visitar a exposição vão garantidamente querer voltar e trazer outras pessoas porque em termos nacionais, e mesmo europeus, não será fácil encontrar uma exposição com a qualidade desta”, garante Gouveia Santos.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até dia 22 de fevereiro [aqui] e têm um custo de 30 euros para o público geral. Os estudantes só pagam 20 euros.

“Um contributo importante para todos aqueles que gostam de comunicação”

Os principais destinatários do seminário são todos os profissionais e interessados em comunicação, mas todos podem participar. “As pessoas com especial interesse na área estarão mais à vontade com o tema, já que terão maior base de conhecimento. Mas não é necessariamente só para esse público. Todas as pessoas podem participar”, explica.

A professora Nicole d’Almeida da Sorbonne, em Paris é a principal convidada deste seminário, garantindo a presença internacional de uma especialista da área da comunicação que “tem uma vastíssima obra publicada a área da comunicação”, principalmente em marketing empresarial.

Neste congresso estarão ainda presentes alguns dos maiores especialistas de comunicação do país, como o professor José Santos, responsável pela comunicação da Universidade Católica de Lisboa, o professor José Lopes, da Universidade do Minho, Manuel Teixeira, chefe do Gabinete de Rui Rio e ainda o professor Mota Cardoso.

Gouveia dos Santos promete a discussão de vários temas ligados à comunicação “desde a psicologia, à política passando pela comunicação pura e dura”. “Todos aqueles que puderem vir assistir e participar neste colóquio de certeza que darão o tempo por bem entregue”, assegura.

Além disso, a organização promete um diploma de participação. O Seminário Internacional Comunicar é uma iniciativa organizada pelo Museu dos Transportes e Comunicações em colaboração com a Omnisinal, uma empresa de comunicação.