O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou 17 distritos sob aviso laranja (risco moderado a elevado) e amarelo (risco da prática de atividades dependentes da situação meteorológica).

A decisão tem a ver com a massa de ar frio que vai entrar na Europa oriental, prevendo-se precipitação, vento forte e neve nas terras altas. No Porto, as temperaturas podem chegar aos 5 graus negativos, que devem continuar baixas até terça-feira. Além disso, prevê-se forte agitação marítima, com ondas que podem chegar ao sete metros.

A proteção contra o frio torna-se, portanto, necessária, principalmente em crianças e idosos. É recomendável o uso de roupa adequada, nomeadamente agasalhos para as mãos e cabeça. Uma boa alimentação e não sair de casa com mau tempo, exceto quando necessário, também são boas opções para enfrentar as temperaturas rigorosas.