Patrícia Nunes Penicheiro, mais conhecida como Ticha Penicheiro, nasceu na Figueira da Foz. No entanto, agora, para além de cidadã portuguesa é também norte-americana. Na cerimónia em que adquiriu a nova nacionalidade, Ticha afirmou ser “um dia muito especial”. “Sempre sonhei ser cidadã dos Estados Unidos, o país onde inventaram o basquetebol, é um país de liberdades e oportunidades”, explicou.

No entanto, Ticha não esquece as raízes lusófonas: “A partir de agora sou luso-americana”, diz. Os pais da jogadora, que acompanharam a cerimónia, esclarecem que a filha “ama tanto os Estados Unidos como ama Portugal”.

Ticha Penicheiro é a basquetebolista portuguesa de maior sucesso da história da modalidade. Jogou nos principais escalões portugueses, franceses, italianos, russos e norte-americanos. Em 2005 foi campeã pelos Sacramento Monarchs na WNBA, a principal liga do basquetebol feminino nos Estados Unidos, e já entrou em várias equipas “all-stars”. Para além disso venceu a Euroleague Champion (a liga dos campeões europeus), em 2007, pelo Spartak de Moscovo.

Pelos seus feitos no basquetebol recebeu o grau de oficial da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos de Jorge Sampaio, na altura Presidente da República. Atualmente, Ticha Penicheiro está retirada da competição.