Os óculos Google Glass vão estar à venda no final de 2013, ao contrário da previsão inicial. A Google tinha anunciado, a priori, que o lançamento estava marcado para 2014. No entanto, com os avanços significativos do projeto, o dispositivo deve chegar ao mercado umas semanas antes do Natal.

A Google revelou que os óculos vão ser vendidos para uso criativo, para que os utilizadores possam testar o aparelho e conhecer melhor as características. O “Glass” estará disponível por pré-encomenda com um custo a rondar os 1200 euros.

Até ao lançamento, a Google planeia lançar atualizações mensais para apurar as novidades do dispositivo e fomentar o interesse dos curiosos. Existe ainda a possibilidade de a empresa abrir lojas onde os utilizadores poderão experimentar o aparelho, entre outros produtos, antes de decidirem comprar.

Especificações do Google Glass

Os óculos estão incorporados com uma bateria e apresentam uma tela acima do campo de visão. O “Glass” obtém dados por Wi-Fi ou via Bluetooth 4.0, através de uma ligação a Android e iPhone e usa os dados 3G ou 4G. Não tem acesso a rádio, mas tem cartão de GPS.

O Google Glass, ou Project Glass, permite aos utilizadores identificar rotas de mapas e músicas, realizar chamadas de vídeo e tirar fotos por comandos de voz ou através dos sensores de movimento equipados no aparelho.

Faz mal à saúde?

Entretanto, surge alguma preocupação por parte de médicos norte-americanos, que indicam que o produto pode causar fadiga ocular, além de dores de cabeça e dores musculares no pescoço. Os perigos são considerados ainda maiores com o uso dos óculos no exterior, que pode levar a acidentes devido às distrações causadas pelo aparelho.

No passado mês de janeiro, a Google organizou uma maratona de desenvolvimento do projeto denominada “Google Glass Foundry”. Os participantes do programa receberam uma ordem da empresa de manter o assunto confidencial durante 180 dias.

Após o período de confidencialidade, os óculos do futuro irão marcar uma presença forte no mercado natalício deste ano. Por isso, comece já a escrever a carta ao Pai Natal.