A exibição de filmes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que já existe há três anos, começou no passado dia 20 deste mês e vai prolongar-se até maio. O filme escolhido para o arranque da atividade foi o “Moonrise Kingdom”, de Wes Anderson, que conta a história de dois jovens de 12 anos de idade, que se apaixonam e decidem fugir juntos para um lugar selvagem. O enredo decorre numa ilha ao largo da costa de Nova Inglaterra, no verão de 1965.

O “Cinecafé” é desenvolvido pelo departamento cultural da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras (AEFLUP) e tem como objetivo oferecer “outro tipo de cinema aos estudantes”, adianta Leonor Figueiredo, responsável pela atividade.

Segundo a própria, esta atividade “faz todo o sentido de existir, porque tem sido uma das áreas culturais mais afetadas no país” e a ideia é também fugir ao circuito de cinema mais comercial”, por isso, o Cinecafé “evita exibir filmes que fazem parte desse ciclo”.

Este ano letivo, o departamento cultural da AEFLUP decidiu fazer ciclos temáticos mensais e, este mês, o tema escolhido é a juventude. A próxima edição decorre esta quarta-feira, nas instalações da Faculdade de Letras e o filme escolhido será “Juno”, de Jason Reitman.