A Academia de Política Apartidária (APA) é uma associação sem fins lucrativos, criada e constituída por alunos da Universidade do Porto (UP). Tem como principal objetivo contribuir para a consciencialização política e cívica ao promover um debate livre e o conceito de política pura, distanciada de partidos políticos. A atividade da Academia passa por conferências, debates, eventos de solidariedade e formações.
À frente desta associação está Rosina Pereira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). A estudante explica que a campanha de recrutamento surge com a necessidade de dar visibilidade à Academia e mantém uma perspetiva otimista quanto à adesão a esta campanha.
Jovens militantes também podem participar
Pertencer à comunidade académica da Universidade do Porto é o pré-requisito exigido pela Academia. Os jovens militantes de partidos políticos também podem integrar a APA, desde que consigam diferenciar os espaços de atuação.
“Arrisca e acredita nas tuas capacidades, porque tu és capaz!” é o mote de incentivo da APA nesta campanha de recrutamento, que permite a entrega da ficha de candidatura até 11 de março.
O processo de seleção dos candidatos compreende quatro etapas obrigatórias: a fase de divulgação, de 25 de fevereiro a 11 de março; a primeira dinâmica, de 12 a 15 de março; as entrevistas, de dia 18 a 21, e, por fim, a última dinâmica a 22 de março, em que será avaliada a capacidade de resposta a questões específicas.