Foi com base em dados do quarto trimestre de 2012 que a Precários Inflexíveis (ACP-PI) apresentou, em jeito de protesto, o número 2.989.728 – são estes os portugueses que, desde a chegada da troika a Portugal, estão desempregados, subcontratados ou têm uma ligação precária com a entidade laboral.

“Os números resultam de tratamento estatístico a partir dos dados do INE, sendo que nós utilizamos outro tipo de critérios, uma vez que os dados oficiais são utilizados de forma a cumprir determinados objetivos que não os nossos”, disse ao JPN Ana Feijão, responsável pela comunicação da associação.

54% da população ativa nacional, maioritariamente jovem, está sem trabalho. Para Ana Feijão, “o plano que está a ser seguido é catastrófico e, portanto, expulsar a troika e demitir o governo é essencial para haver uma esperança da retoma da economia e do país”.

“É inevitável que o Governo saia”

A Associação contra a Precariedade juntou-se, também, ao movimento “Que se lixe a troika para participar na manifestação agendada para este sábado. “Nas últimas semanas, vários setores têm-se juntado à iniciativa”, garantiu. Ações de protesto são esperadas em várias cidades do país, um “sinal de que Portugal se está a levar e, no próximo sábado, vamos estar todos e todas na rua”, concluiu.