A associação juvenil surgiu em 2010 (ou na primeira “geração” no dialeto da Transformers) e dedica-se a “combater problemas e desafios sociais emergentes” dos jovens, através da partilha de conhecimentos. A organização encontra-se sediada no Porto e em Lisboa, dividida em duas equipas, e conta com mais de 50 mentores.

Segundo Carlos Amadis, coordenador de imagem e atividades, o objetivo é “dinamizar e transformar as comunidades” e “intervir de forma positiva na sociedade”, através das atividades que os jovens ou “T-kids” das mais variadas instituições queiram fazer. É desta forma que os mentores partilham cada um o seu super-poder e desenvolvem atividades artísticas e culturais com os jovens, como música, fotografia, dança, skate e até culinária.

Outra das grandes metas do projeto de voluntariado é que os “T-kids” se tornem eles próprios mentores e continuem a entrejuda. Até lá têm os “paybacks”, -a maneira de “devolver e partilhar a atividade que aprenderam com o resto da comunidade” -, acontecem em eventos como festas da escola ou em momentos familiares, assim como no “dia-T”.

O “dia T” acontece todos os anos no dia 10 de junho, “o dia da consagração”. Os transformers (organização, mentores, “T-kids” e parceiros) encontram-se num espaço urbano reabilitado por eles para a transformação, ou seja, o momento em que os “T-kids” mostram aquilo que aprenderam durante o ano à comunidade em que estão inseridos.

Terminologia dos transformers

A grande família que é esta associação de voluntariado tem o seu próprio dialeto. Estes são alguns dos termos:

– Transformers: organização, mentores e T-kids. Os “transformers” são toda a gente que faz parte do projeto.

– Super-poder: a partilha que é feita com aquilo que cada um tem para dar.

– T-Porto: equipa da organização do Porto.

– T-Lisboa: equipa da organização de Lisboa.

– Mentor: voluntários do projeto que partilham os seus conhecimentos.

T-kids: crianças que a associação ajuda.

– T-boy: t-kid do sexo masculino.

– T-girl: t-kid do sexo feminino.

– Dia-T: ou “dia da consagração” que é o dia 10 de junho, onde os transformers se reunem para partilharem os super-poderes.

– Gerações: contam-se a partir do primeiro ano do projeto. Neste momento decorre a terceira geração.

– Payback: quando um T-kid apresenta aquilo que aprendeu com os mentores.

A iniciativa é financiada pela fundação EDP e tem parcerias com a FAP no Bairro, a Santa Casa da Misericórdia, o Global Changemakers, o Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva e o British Council. Para quem quiser fazer parte, as candidaturas para mentores abrem no início de cada “geração”.

O processo de seleção dos voluntários passa pelo preenchimento de um formulário e entrevistas posteriores. Para as instituições que se queiram associar são distribuídos inquéritos, onde os futuros T-kids assinalam por ordem de preferência as ações que gostariam de fazer. Depois, é feita a correspondência entre o que os possíveis mentores têm para oferecer e o que os futuros T-kids escolheram.

O Festival TNT

Para celebrar o fim da terceira “geração”, o “dia da consagração” irá dar lugar ao Festival TNT que, de acordo com Carlos, é uma espécie de “upgrade do dia-T”. Para a organização deste festival, a associação precisa de ajuda. Os transformers estão à procura de um gestor de comunicação e de um gestor financeiro para fazerem parte da grande família. As candidaturas para as vagas disponíveis podem ser feitas até esta sexta-feira e as entrevistas irão ser realizadas durante o fim-de-semana.

O evento realiza-se nos dias 9, 10 e 11 de junho em Lisboa e o formulário de candidatura pode ser preenchido aqui.