Chama-se “Cemitérios Online” e permite a qualquer internauta prestar homenagem aos seus defuntos através de um simples clique do rato. Situado numa página web, o objetivo deste “Cemitério Online” é que as pessoas se poupem a longas viagens para visitar os seus entes queridos no cemitério físico.

Cada defunto tem uma página, administrada pela sua família, onde são apresentadas fotografias, vídeos e textos sobre o falecido. Além deste tipo de informação mais familiar, o site disponibiliza ainda a data de falecimento e uma fotografia da campa. “Biografia”, “História de Vida” e “Saudade” são as três secções que pode encontrar na página dos falecidos, ao lado da secção onde pode deixar as suas lembranças virtuais.

Com uma subpágina dedicada a cada freguesia, o “Cemitérios Online” destaca ainda os últimos óbitos e os aniversários de falecimento que se assinalam nessa data. Qualquer pessoa pode ainda fazer a participação de um falecimento.

Lembranças virtuais

Através do ecrã, as pessoas podem publicar mensagens de condolências ou usar os serviços funerários para encomendar flores, velas ou figuras de cera. Se não quiserem gastar dinheiro, podem ainda deixar velas e flores virtuais na página do falecido. Há ainda uma secção de conforto com conselhos para “viver o luto“.

As Juntas de Freguesia e os “Cemitérios Online”

Daniel Verde, o gerente do “Cemitérios Online”, não respondeu ao JPN em tempo útil. No entanto, o JPN falou com duas freguesias que, segundo o site, aderiram a este serviço. Ao contrário da informação disponível na página, a coordenadora dos serviços de Águas Santas garantiu-nos que não usa este serviço. Apesar de admitir algum interesse pelo conceito, confessou nunca ter ouvido falar do “Cemitérios Online”.

Já Luís Peixoto, Presidente da Junta de Freguesia de Fão, em Esposende, diz que o feedback da população – desde que a Junta decidiu aderir ao site – foi bastante positivo e uma solução para aqueles que deixaram o país e não podem deslocar-se aos cemitérios regularmente. “Os familiares e amigos emigrados podem consultar o site e deixar flores, santos, velas e mensagens virtuais”, realça o presidente.

O “Cemitérios Online” conta já com 19 freguesias do Norte, 14 do Vale do Tejo e uma das Beiras. O serviço pretende também alargar o serviço à Alemanha, Espanha e Brasil.