Manuel Damas, sexólogo e presidente do Centro Avançado de Sexualidade e Afectos (CASA), apela ao Governo para ajudar a associação a sobreviver em tempos de crise.

Situada no Porto, a organização tem como principal objetivo auxiliar pessoas vítimas de discriminação, bullying, violência doméstica, portadores de VIH e outros problemas relacionados com a sexualidade. Mensalmente, a associação gasta cerca de dois a três mil euros em despesas fixas, sendo água, luz e telefone as mais essenciais. Na CASA há ainda um serviço de consultas – que abordam temas desde a psicologia ao direito, passando pela sexologia e pela medicina – que são fornecidas gratuitamente.

O presidente diz que pretende que, “pelo menos, assegurem as despesas básicas”, já que “as vítimas estão a aumentar com a crise”. Em 2012, a associação realizou mais de 400 consultas, poupando mais de 30 mil euros ao estado português em saúde, diz.

It Gets Better – Tudo vai melhorar

“It Gets Better Worldwide: Tudo Vai Melhorar | Dan Savage: American Savage” é um programa televisivo onde passam testemunhos de pessoas vítimas de bullying ou discriminação sexual, e dá apoio aos jovens LGBT. Este projeto já está em Portugal e pretende abordar todas estas questões de diferenças de género e discriminação.

A CASA é conhecida internacionalmente e foi recentemente cenário de um programa exibido no Estados Unidos, “American Savage”, onde Dan, o repórter americano, apresenta a CASA como um modelo de associação, uma vez que incorpora diversas atividades, como debates, tertúlias, teatro, desfiles, coro e consultas que complementam os serviços prestados pela associação.

A CASA é a única associação em Portugal que trata todas estas questões em simultâneo, com a ajuda de voluntários, sem qualquer subsídio ou apoio do Estado, segundo o responsável.

Apesar do reconhecimento internacional, Manuel Damas diz que “agora é necessário ser reconhecida nacionalmente”. Segundo o presidente, frases bonitas e elogios não pagam a água, a luz e a Internet.