A Câmara de Vila Nova de Gaia acordou um apoio financeiro a 24 freguesias no valor de 4 milhões de euros. As verbas destinam-se, sobretudo, ao reforço do apoio social, mas também à conservação de obras municipais.

O montante do acordo não se altera apesar dos cortes sucessivos no município e a quebra de receitas. A garantia foi dada pelo vice-presidente da Câmara de Gaia, Firmino Pereira, que destaca a importância das juntas de freguesias na “proximidade com as populações”.

Novas obras em diferentes freguesias

O vice-presidente da autarquia Firmino Pereira também anunciou um conjunto de obras a realizarem-se em várias freguesias. Um dos projetos é a reabilitação da Estrada Nacional 1 até aos Carvalhos.

Firmino Pereira reforçou o papel da autarquia na ajuda à comunidade no contexto sócio-político e considera o ato como “simbólico”.

O vice-presidente da autarquia garantiu ainda que vai haver um investimento de alguns milhões de euros na reabilitação da rede viária. O objetivo é facilitar o acesso dos 4 mil quilómetros de estradas que existem em Gaia.

A cerimónia de assinatura de protocolos de transferência financeira para juntas de freguesia foi a última do atual mandato.