O INESC TEC está a desenvolver um processo que tem como objetivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra ótica nas futuras frotas de aviação. Este processo surge no âmbito do projeto DAPHNE e já foi demonstrado com sucesso no final de janeiro, em Inglaterra.
O baixo peso dos cabos de fibra ótica, traduz-se num menor consumo de combustível. A consequente redução de custos e o menor impacto ambiental são outras das vantagens dos sistemas de comunicação em fibra ótica enumeradas pelo investigador Henrique Salgado, responsável pelo projeto. Os passageiros de aviões adaptados a esta tecnologia vão, por exemplo, poder usufruir de serviços de vídeo de alta-definição e comunicação de dados sem fios (por exemplo WiFi), a partir de dispositivos móveis.
Segundo o investigador, já interessados neste projeto estão alguns dos parceiros da investigação. É o caso da “Airbus Operations” e da “AugustaWestland”, fabricantes de aviões de passageiros e de helicópteros, respetivamente. Estes construtores ponderam adotar esta tecnologia nos seus modelos.
Henrique Salgado diz que o projeto foi desenvolvido com mais dezoito parceiros europeus, desde empresas, a institutos de investigação e universidades de várias países. Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do 7.º Programa Quadro, o projeto teve início em setembro de 2009.