Fazer compras online pode agora tornar-se mais fácil, rápido e seguro. O serviço, criado por um dos fundadores do Pay-Pal, Max Levchin, promete oferecer, curiosamente, concorrência à própria Pay-Pal.

O Affirm dispensa o download de qualquer aplicação ou suplemento, assim como números de cartões de crédito ou outros dados bancários – é apenas necessário um telemóvel com acesso à Internet.

Na altura de efetuar o pagamento bastam dois cliques: um no botão de pagamentos da Affirm – que deverá estar inserido nas páginas dos sites que adiram a este sistema -, e outro para confirmar a compra. Há ainda um terceiro passo, para confirmar a identidade dos utilizadores através do Facebook, mas é apenas necessário na primeira utilização.

O regulamento, criado por Max Levchin, concede um máximo de 30 dias aos compradores para efetuarem o pagamento. E vários métodos para a transação ser feita: cartão de crédito, transferência bancária ou cheque. Pay-Pal não está incluído.

Os consumidores não têm de pagar nenhum extra, a menos que se atrasem no pagamento. Nesse caso, estão previstas multas “razoáveis” nos termos de utilização do Affirm. Já os comerciantes têm de pagar uma pequena comissão.

O sistema pode negar ou recusar a operação com base no histórico de compras feitas pelo Affirm ou pelo site em que está a ser feita a compra.