Pedro Tudela, Maria do Céu Ribeiro, Miguel Eloy e Sérgio Carolino desenvolvem, atualmente, o seu trabalho no Porto, e foram distinguidos nas áreas do teatro e da música, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), na sequência dos “Prémios Autores 2013”.

O artista multi-facetado Pedro Tudela conquistou o título de Melhor Trabalho Cenográfico de 2013, com a peça “Casas Pardas”, um romance de Maria Velho da Costa, que retrata Lisboa na época marcelista. A adaptação estreou em dezembro, no Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto.

“Devagar”, da companhia de teatro do Porto “As Boas Raparigas”, arrecadou os prémios de Melhor Atriz e Melhor Ator, com as performances de Maria do Céu Ribeiro e Miguel Eloy, respetivamente. A peça focaliza-se na história de quatro princesas, que debatem o seu destino enquanto os bárbaros avançam em direção ao palácio, devastando a civilização e escravizando as populações.

Apesar de tudo, a cultura passa por uma “fase muitíssimo boa”

Na área musical, Sérgio Carolino conquistou o prémio de Melhor Trabalho de Música Erudita, pelas obras editadas em 2012 e pela ação divulgadora da música portuguesa. Embora o tubista, que integra a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, seja natural de Alcobaça, atualmente vive no Porto.

Em entrevista ao JPN, Sérgio espera “que esta distinção possa abrir mais portas dentro do nosso pequeno país” e que consiga levar a sua música “a mais pessoas”. Já interpretou alguns dos maiores compositores contemporâneos portugueses, como Bernardo Sassetti ou António Victorino D’Almeida, e “a encomenda de obras originais” para os seus “mais variados projetos” continuará a fazer parte dos objetivos. Confrontado com a situação da cultura em Portugal, Sérgio acredita que, “apesar de atualmente estar sem apoios”, “está numa fase muitíssimo boa”, devido à “dedicação”, “empenho” e “persistência” dos artistas.