De acordo o Jornal de Negócios, oito países (Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Noruega, Áustria, Canadá, Chile e Moçambique) oferecem vários empregos para estrangeiros. Entre as profissões com maior oferta de trabalho está a engenharia e saúde. No entanto, a Noruega procura também padeiros, cozinheiros e cabeleireiros.

A Alemanha, tem vindo a recrutar vários profissionais portugueses, mas é na engenharia eletrónica e informática que a oferta se destaca. Do mesmo modo, também a procura por técnicos de ciências naturais e especialistas na área da saúde nacionais tem vindo a aumentar.

Num país onde o valor do salário médio mensal é de 2500 euros e onde o custo de vida não é elevado, a Alemanha continua a debater-se, de acordo com o Jornal de Negócios, com falta de médicos: cerca de 5 mil.

Suiça, Luxemburgo, Noruega Áustria

A Suíça continua a recrutar trabalhadores para a construção civil, restauração, hotelaria e saúde. O salário médio deste país situa-se nos 4825 euros e, por isso, este continua a ser um dos países mais procurado pelos portugueses. No entanto, na remuneração tem de ser deduzido um valor próximo dos 500 euros, que corresponde aos custos dos seguros de saúde obrigatórios. Outro inconveniente neste destino é o facto de a alimentação ser bastante cara.

No Luxemburgo, a oferta de emprego dirigida a estrangeiros situa-se no setor financeiro, seguros, comércio, restauração e saúde. Os salários mínimos podem variar entre 1874 euros e os 2249 euros. Embora o desemprego esteja a aumentar no setor da indústria, construção e trabalho temporário, e o custo de vida seja elevado, este país continua a ser um dos preferidos dos portugueses.

A Noruega, onde o salário médio ronda os 5200 euros, procura profissionais na área de engenharia, saúde e educação. Mas também destaca ofertas de emprego para padeiros, cozinheiros e cabeleireiros. De acordo com o Jornal de Negócios, o custo de vida situa-se nos 65 euros por dia com transporte, alimentação e telecomunicações incluídas.

Áustria pode ser a solução para quem procura trabalho na área do turismo e na indústria. Aqui, o salário médio está perto dos 1800 euros, mas os candidatos têm de ter um grande domínio em línguas.

Emprego fora da Europa

Fora da Europa, as ofertas de emprego para portugueses situam-se no Canadá, no Chile e em África. O Canadá procura trabalhadores qualificados na área da indústria e oferece salários médios de 2000 euros. O Jornal de Negócios adianta que, no próximo dia 4 de maio, o Canadá vai estar a recrutar trabalhadores qualificados para as ofertas que disponibiliza.

No Chile há empregos em engenharia, gestão e tecnologias de informação, mas também na construção e operação de máquinas. O salário médio varia entre 626 a 1300 euros. Moçambique, por sua vez, não traz inconvenientes a nível linguístico e oferece mais empregos na área da agricultura, da agro-indústria e das tecnologias. O salário ronda os 1500 euros, mas, de acordo com o Jonal de Negócios, os emigrantes qualificados ganham mais.