Sara Moreira conquistou o primeiro lugar nos 3000 metros em pista coberta. A atleta do Maratona Clube de Portugal chegou à final com o melhor tempo nas qualificações e subiu ao pódio, este domingo, na Suécia.

Foi a primeira medalha portuguesa nos Campeonatos da Europa de Atletismo em pista coberta. Coube a Sara Moreira fazer as honras, nos 3000 metros, ao ficar em primeiro lugar, o que lhe valeu a tão perseguida medalha de ouro. E mesmo a tempo, já que foi conquistada no último dia dos Europeus, na Suécia.

A atleta de Santo Tirso confessou a emoção que sentiu ao ser campeã da Europa pela primeira vez e, em declarações ao JPN, disse que cada vitória é especial e diferente, e a prova de que é possível tornar os sonhos realidade.

Em 2009, Sara já tinha subido ao pódio, em Turim, quando conquistou “inesperadamente” a medalha de prata na mesma modalidade. Desde então, foi a experiência e a forma de encarar os treinos e a competição que garantiram a medalha de ouro à atleta.

Nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, Sara Moreira ficou longe da classificação que desejava, muito por causa de uma lesão que sofreu na semana da competição, ficando em 14.º lugar nos 10 mil metros. Para 2016, a atleta do Maratona Clube de Portugal espera estar no auge da sua carreira e conseguir ficar entre as cinco primeiras. “Se conseguir chegar lá nas condições que eu e o meu treinador idealizamos, poderei lutar por um lugar entre as cinco primeiras nos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. É esse o meu desejo”.