Desenvolver ideias de negócio sustentáveis e com potencial de crescimento é o principal mote para a 10.ª edição do concurso Poliempreende. Vários institutos politécnicos e escolas superiores juntam-se numa competição nacional de empreendedorismo com o objetivo de premiar iniciativas criativas e inovadoras.

As ideias podem ser apresentadas até 31 de março e concorrem a nível regional e nacional. A ficha de inscrição está disponível a alunos, diplomados e docentes das instituições de ensino envolvidas. No Porto, a atividade está a cargo da Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (OTIC) do Instituto Politécnico do Porto (IPP)

Prémios

As melhores ideias em concurso vão concorrer a nível regional e nacional. O primeiro prémio nacional é de 10 mil euros, o segundo, de 5 mil, e o terceiro, de 3 mil euros. A nível regional, os prémios vão de mil a 2 mil euros.

Ao longo dos próximos meses, vão suceder-se oficinas de formação e ações de sensibilização para o empreendedorismo. No IPP, a primeira sessão acontece esta quarta-feira, 6 de março, na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG).

Rafael Pedrosa, representante do OTIC, explica que as oficinas vão funcionar em duas fases: a primeira pretende “promover e incentivar a geração de novas ideias”, a segunda, a decorrer em abril, vai orientar os concorrentes na “elaboração de planos de negócio”, através de ações de formação sobre “direito, finanças, recursos humanos, propriedade industrial e marketing”.