Artistas japoneses e coreanos vão apresentar as suas obras no âmbito do projeto “A Brisa da Primavera de Nagasaki”. O objetivo é a troca de ideias e saberes entre portugueses e estrangeiros, sendo a aposta principal o intercâmbio de culturas, técnicas e pensamentos.

O evento é expositivo e abarca obras de artistas de diferentes universidades coreanas (Kyungpook National University, Changwon National University) e japonesas (Nagasaki University). A eles, vão juntar-se estudantes da Faculdade de Belas Artes. O projeto comporta dois grandes desafios: dinamizar a investigação no meio artístico e promover a variedade cultural entre países.

A Brisa da Primavera de Nagasaki 2013” vai organizar-se em três etapas distintas: em primeiro lugar, no evento expositivo, os jovens artistas vão partilhar trabalhos. De seguida, vai haver discussão das obras nas conferências. Por último, vão ter lugar as visitas e workshops que podem ser frequentados por alunos da Faculdade de Belas Artes, por estudantes de outras faculdades da Universidade do Porto e pelo público em geral.

Tratado de Amizade entre Portugal e o Japão

O evento “A Brisa da Primavera de Nagasaki” insere-se na comemoração dos 470 anos do Tratado de Amizade entre Portugal e o Japão. O Porto e Nagasaki são cidades geminadas, o que propicia a organização de projetos do género. As iniciativas da Embaixada do Japão em Portugal e da Universidade do Porto são cada vez em maior número – em 2010 assinalou-se o 150.º aniversário das relações culturais e comerciais entre Portugal e o Japão.

No primeiro dia do intercâmbio, esta quinta-feira, 7 de março, vão decorrer a Conferência do professor Park e a Inaguração da Exposição, pelas 14h30 e 16h, respetivamente. Os workshops vão ter lugar dia 7 e 8 – a temática “A comparative analysis of Eastern paper and Western paper using water and India ink”, abordada pelo professor Kang, vai estar em discussão dia 7, pelas 17h, e o workshop “Arte com a técnica da Origami”, dirigido pelo professor Ikawa, vai ter lugar dia 8 de março, pelas 17h. A exposição vai estar patente até 28 de março.

Cabe aos participantes reconhecer as mais valias de uma programação externa à FBAUP e à própria Universidade do Porto. O preço vai rondar os 15 euros para alunos da Universidade do Porto e 20 euros para público externo. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca da FBAUP.

Iniciativas anteriores: FBAUP no Japão

O evento “A Brisa da Primavera de Nagasaki” decorre na sequência da participação do diretor da FBAUP, Francisco Laranjo, em Nagasaki (Japão), no mesmo projeto, em 2011. Agora, é a vez da Faculdade de Belas Artes da UP ser a anfitriã do intercâmbio cultural.

Os temas da edição foram “Internacional”, “Local” e “Paz”. A primeira exposição contou com trabalhos de alunos do atelier do professor Ikawa, docente emérito da Universidade de Nagasaki. O grupo de estudantes que participou no evento de 2011 tem organizado mais de 15 projetos e exposições variadas que visam a interação cultural de artistas de diferentes nacionalidades.

As cidades do Porto e Nagasaki estão, nos últimos tempos, mais próximas. Em 2010, a Universidade do Porto e a Universidade de Nagasaki assinaram um acordo académico.