A tecnologia, designada de “Eulerian Video Magnification“, funciona como um microscópio que amplifica 100 vezes a imagem e deteta, minuto a minuto, pequenas e ligeiras mudanças, impossíveis de serem observadas pelo olho humano.

Quando olhamos para um recém nascido a dormir, nem sempre é fácil perceber se ele está a respirar ou não. Com o programa criado pelos investigadores do MIT, é possível detetar todos os movimentos do bebé, como a boca a abrir e a fechar, e a mudança de cor do crânio, consoante o batimento cardíaco.

A observação de bebés recém nascidos foi o ponto de partida para os investigadores, que rapidamente perceberam que o programa podia ser aplicado a um sem número de situações. Ainda dentro da área da saúde, a equipa liderada por William T. Freeman explica que o programa pode revelar-se extremamente útil em operações de salvamento, uma vez que permite perceber, à distância, se uma vítima soterrada ainda respira. “É como se houvesse um novo mundo que nós podemos observar”, diz o professor norte-americano.

A indústria também pode beneficiar desta tecnologia, uma vez que permite detetar pequenos movimentos em máquinas que possam indicar falhas ou erros. A equipa do MIT está apostada em passar o programa para uma aplicação de smartphones, mas, antes de mais, está recetiva a analisar vídeos de qualquer pessoa que experimente o “Eulerian Video Magnification”, para que o feedback ajude a melhorar o programa. Os vídeos podem ser submetidos aqui.