Está perdido pelo Porto ou quer conhecer melhor a cidade mas não sabe por onde começar?
As aplicações VPorto e TravelPlot são duas soluções móveis que ajudam os utilizadores a descobrir a cidade através de uma base de dados oficial ou através de um jogo interativo com o objetivo de salvar o vinho do Porto.

VPorto: A base dados oficial da cidade

A VPorto é uma aplicação móvel para iOS que procura guiar o utilizador pelo Porto, seja ele residente ou turista, seguindo uma base de dados construída com base na contribuição de várias entidades, como a Câmara Municipal do Porto ou a Metro do Porto.

É uma aplicação que “encontra logo a posição onde [o utilizador] está e, a partir daí, o que tem à sua volta, com todas as categorias visíveis. Depois, o utilizador pode pesquisar o que pretende, numa ordem do que está mais próximo”, explica Paulo Ponte, da Control S, empresa que desenvolveu a aplicação.

Na “app”, há duas componentes: uma “lifestyle”, para ajudar o utilizador durante o quotidiano, e outra mais direcionada ao turismo. Mas foi por causa desta segunda que surgiu a VPorto (vídeo). Paulo “era confrontado diariamente com turistas, que perguntavam o que sugeria e onde costumava ir”, explica ao JPN. Rapidamente começou a desenhar roteiros, até surgir a ideia de passar estes roteiros para um formato mais “omnipresente”.

A aplicação, com os protocolos estabelecidos com as empresas, pretendem dar informação real e útil. Estas entidades, “ao editarem a informação nos próprios websites, atualizam-na automaticamente na VPorto”.

Por enquanto, as preferências, participação e interação entre utilizadores ainda não é possível. No entanto, a versão para Android está já em produção, com lançamento, segundo Paulo Ponte, previsto para meados do mês de março.

À procura do tesouro perdido na cidade do Porto, com a ajuda do TravelPlot

Baseado na tese de doutoramento de Soraia Ferreira, responsável pela aplicação, o TravelPlot Porto é um guia turístico interativo que permite aos turistas conhecer a cidade no papel de Peter, a personagem principal desta caça ao tesouro. Com 9 capítulos e 42 locais disponíveis para escolher, o TravelPlot tem passagem pelos monumentos, personagens históricas da cidade, gastronomia local e ainda utiliza várias plataformas de forma a melhorar a experiência do utilizador.

Segundo Soraia Ferreira, o objetivo é criar rotas turísticas personalizadas. O guia utiliza um site, um mapa, eventos ao vivo e redes sociais (YouTube, Twitter e Pinterest) e é com base nos novos media que os turistas têm possibilidade de encontrar as taças de Baco e outros tesouros, no papel de Peter. O smartphone foi escolhido por ser a plataforma ideal para a história do jogo.

Os resultados do projeto estão agora a ser analisados e não estão previstas atualizações, mas o objetivo final é “tentar perceber que opções as pessoas fazem” para o percurso turístico e “tornar o projeto empresarial”, afirma Soraia Ferreira. A ideia faz parte da investigação de doutoramento intitulada “Location Based Transmedia Storytelling: Enhancing the Tourism Experience”, realizada na Universidade do Porto.

O TravelPlot está disponível gratuitamente para Android e iPhone.