O objetivo é divulgar o turismo australiano através da oferta de empregos conhecidos como “o melhor trabalho do mundo”, com a duração de seis meses. Entre as funções disponíveis, está a possibilidade de ser tratador de cangurus, guardião de uma ilha paradisíaca ou blogger VIP. Para quem gosta de fotografia, pode ainda optar por ser fotógrafo em Melborne.

Já para os jovens mais sociais, existe a vaga de “chief funster”, que consiste em participar em festas VIP e escrever sobre elas. Os “chief funsters” vão ter também a oportunidade de participar no Festival de Sidney, no Carnaval e no Festival Vivid. Por outro lado, os apreciadores de degustação podem concorrer para o cargo de “mestre provador”, o que implica provar comida e bebida em restaurantes, cervejarias, lojas de vinho e adegas.

Mas as regalias não se ficam por aqui: os candidatos selecionados irão receber 100 mil dólares (cerca de 78 mil euros) durante os seis meses, com alojamento e viagens incluídos. E os pré-requisitos nem são muito exigentes: basta ler e escrever em inglês e ter espírito aventureiro.

Esta iniciativa de apoio ao turismo da Austrália surgiu em 2009, mas já foi alvo de críticas por parte dos próprios australianos, já que este está apenas disponível a cidadãos estrangeiros. Aliás, é dada preferência a concorrentes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Japão.

As inscrições podem ser feitas no site oficial e os interessados devem fazer um vídeo de 30 segundos onde explicam porque devem ser escolhidos para o cargo desejado.