Sankalp Sinha, um estudante indiano, sofria de um mal comum a muitos jovens da sua idade: tinha dificuldades em acordar, o que o levava a chegar sucessivamente atrasado aos seus compromissos. Foi por esta razão que se propôs a desenvolver o singNshock, um despertador que “oferece” um choque elétrico a quem carregar no botão colocado na parte superior do equipamento.

“O design é um vasto campo para trabalhar”

“Um projeto pode fazer uma grande diferença e mudar o mundo completamente”. É este o lema do jovem indiano de 19 anos que, desde 2011, procura transformar as suas ideias e pensamentos em produtos. O “fazer mais” é a máxima dos seus projetos.

Quando o botão revestido a alumínio é pressionado, micro-volts de corrente elétrica são transferidos para o utilizador. “O choque é inofensivo”, garante o indiano, e a sua intensidade pode ser regulada ou, até, desativada.

O despertador, ainda em fase de protótipo, combina o choque eléctrico com a música. Para isso, Sankalp desenhou colunas na parte traseira do dispositivo, bem como uma ranhura para um cartão de memória de 32GB – o ideal para ouvir as músicas de que se gosta.

O projeto está agora em fase de negociações com vários fabricantes, mas Sankalp espera produzir em massa o despertador. “Eu acho que a minha invenção vai ajudar muitas pessoas que têm o mesmo problema que eu”, disse, confiante. O produto deverá estar à venda no mercado pelo preço de 70 euros.