A Ágil, com sede no “Espaço Jovem”, existe desde 2008 e tenta fazer chegar a arte a pessoas mais carenciadas que dificilmente têm contacto com ela. Na passada quinta-feira, a associação recebeu o prémio Porto Jovem 2012 por “privilegiar a ascensão social dos jovens, promovendo a sua inclusão e afastando-os de contextos socialmente disfuncionais”, tal como disse António Sousa Lemos, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto. O presidente da Ágil, Tiago Gomes, recebeu o prémio em representação da associação.

O que é o prémio Porto Jovem?

O prémio Porto Jovem foi atribuído, pela primeira vez, em 2011, e distingue associações de jovens que atuam na cidade do Porto. Entregue anulmente, é promovido pelo Pelouro da Proteção Civil, Fiscalização e Juventude da Câmara Municipal do Porto, e conta com a parceria das Águas do Município do Porto.

Diogo Silva, membro da associação Ágil, falou das atividades da associação. Um dos seus principais objetivos é a organização de um seminário bianual sobre arte urbana, o PACS (Public Art Community Spaces). Durante o primeiro seminário, em 2010, a Ágil, aliada à Casa da Música e à Fundação de Serralves, remodelou uma escola no bairro da Pasteleira e organizou workshops de “beatboxing”, “street art” e grafiti.

Já no seminário organizado em 2012, que contou também com a participação do Hard Club, a Associação de Jovens de Lordelo do Ouro organizou battles de “b-boing” (um estilo de dança de rua) e de “doodle” (dois artistas a desenhar, lado a lado, e a competir pelo melhor desenho). Diogo Silva diz que este tipo de atividades são muito importantes para “chamar um público ao serviço da arte urbana.”

Para além do prémio atribuído à Ágil, o júri atribuiu duas menções honrosas à AIESEC, pelo projeto “Unidos na Diversidade”, da Universidade Católica do Porto, e à FEP Junior Consulting, pela ação “Porto Emprego”. As candidaturas para o prémio Porto Jovem 2013 foram abertas durante a cerimónia, que contou ainda com a assinatura de dois protocolos com o Município do Porto: um com a Federação Académica do Porto e outro com a Erasmus Student Network (ESN) .